quinta-feira, 10 de maio de 2012

Abrindo pombos

 Parte do projecto envolve recolher amostras de pombos caçados antes de eles serem vendidos a restaurantes ou particulares. Para se conseguir isto, costumo visitar o caçador na sua casinha.
 Durante o processo estou sempre com as mãos um pouco ensanguentadas ou viscosas e por isso nunca cheguei a fotografar estes lindos momentos mas com a ajuda do Christoph, aqui ficam uns registos.
O Nelson e eu. Estou com aquela linda cara porque na altura estava a tentar estimar a gordura dos bixos. Basicamente todas as Céssias são obesas mas há umas menos obesas que outras. São essas as que me lixam a vida.
 Costumamos pagar alguma coisa para ver os pombos caçados que normalmente são Rolas (Columba malherbii) mas também vemos Céssias (Treron sanctithomae). Em cima estão vinte e oito Céssias mas dentro da época de reprodução costumam ser caçadas em muito maior número.

 Depois de se tirarem todas as medições, depena-se a barriga e o peito para se poder estimar os níveis de gordura e para dar um golpezinho ligeiro na zona do papo e assim recolher as sementes. Procura-se assim compreender a variação anual da dieta dos pombos e relacionar essa informação com outras componentes do projecto como por exemplo qual o papel deles na dispersão de sementes. 

Plano aproximado de golpe no papo de uma rola.
 "Pau cabra outra vez? Já variavam!"


1 comentários:

  1. Até que enfim que vejo a tão famosa "autópsia" aos bixos e assim fico com uma ideia melhor ...muito bem!!

    ResponderEliminar